Página Principal A Associação Eventos/Notícias Contactos Mapa do site
  AMIBA
Associação de Criadores de Bovinos de Raça Barrosã

Genuinamente portuguesa, esta raça de galinhas conquistou, desde sempre, a admiração das gentes da região do Norte de Portugal, não somente pela graciosidade da sua plumagem como também pela sua vitalidade, rusticidade e resistência a doenças e factores ambientais adversos. Prova disso, são alguns provérbios antigos que o povo utiliza para exaltar a qualidade destas aves, como “Galinha Pedrês vale por três” ou “Galinha Pedrês, não a mates nem a dês”.

Esta raça está distribuída por todo o Portugal continental, considerando-se o seu solar a região do Minho e alguns concelhos limítrofes do Douro Litoral e de Trás-os-Montes.

ORIGEM E HISTÓRIA
A galinha Pedrês Portuguesa esteve desde sempre associada ao aproveitamento de recursos excedentários das pequenas explorações minifundiárias do Minho e Trás-os-Montes, contribuindo desta forma para colmatar os poucos rendimentos que desde sempre estiveram associados a uma agricultura de subsistência. Actualmente, a Galinha Pedrês Portuguesa é vítima da absorção genética por inúmeras raças exóticas de maior rendimento creatopoiético.

Segundo alguns estudos efectuados sobre as origens das galinhas domésticas existe unanimidade em afirmar que estas derivam da domesticação do galo selvagem asiático (Gallus gallus).

Cofinanciado por: